Baixe agora mesmo Componentes Reutilizáveis em Java Completo, Download Componentes Reutilizáveis em Java grátis

Componentes Reutilizáveis em Java com Reflexão e Anotações
Muitos dos recursos providos pelos frameworks e componentes mais utilizados na indústria extrapolam os simples conceitos da Orientação a Objetos e fazem uso de reflexão e anotações. A utilização dessas poderosas ferramentas pode fazer uma grande diferença, com potencial de aumentar a produtividade do time e melhorar a estrutura do código.


*Neste livro, o uso de reflexão e anotações é abordado por completo, indo desde o funcionamento da API até boas práticas em sua utilização. Além disso, o livro também fala sobre ferramentas de código aberto, manipulação de bytecode e as novidades sobre reflexão do Java 8. Suba de nível em suas habilidades de programação aprendendo essa técnica que vai lhe permitir escrever códigos extremamente flexíveis.

Sumário

    1 - Conhecendo a Reflexão
    1.1 - Ainda falta alguma coisa na orientação a objetos?
    1.2 - Reflexão, muito prazer!
    1.3 - O primeiro contato com a API Reflection
    1.4 - Usar reflexão tem um preço?
    1.5 - Considerações finais

    2 - Java Reflection API
    2.1 - Obtendo informações sobre as classes
    2.2 - Trabalhando com classes
    2.3 - Manipulando objetos
    2.4 - Procurando métodos e atributos para validação
    2.5 - Coisas que podem dar errado
    2.6 - Considerações finais

    3 - Metadados e Anotações
    3.1 - Definição de metadados
    3.2 - Criando anotações
    3.3 - Lendo anotações em tempo de execução
    3.4 - Limitações das anotações
    3.5 - Mapeando parâmetros de linha de comando para uma classe
    3.6 - Considerações finais

    4 - Proxy Dinâmico
    4.1 - O que é um proxy?
    4.2 - Proxy dinâmico com a API Reflection
    4.3 - Gerando a implementação de uma interface
    4.4 - Proxy de classes com CGLib
    4.5 - Consumindo anotações em proxies
    4.6 - Outras formas de interceptar métodos
    4.7 - Considerações finais

    5 - Testando classes que usam Reflexão
    5.1 - Variando estrutura da classe para teste
    5.2 - Teste de proxies dinâmicos
    5.3 - Testando a configuração de metadados
    5.4 - Gerando classes com ClassMock
    5.5 - Considerações finais

    6 - Práticas no uso de anotações
    6.1 - Mais de uma anotação do mesmo tipo
    6.2 - Reduzindo a quantidade de configurações
    6.3 - Expressões em anotações
    6.4 - Associando comportamento a anotação
    6.5 - Mapeamento de anotações
    6.6 - Considerações finais

    7 - Consumindo e processando metadados
    7.1 - Componente base para o exemplo
    7.2 - Separando a leitura do processamento de metadados
    7.3 - Estendendo a leitura de metadados
    7.4 - Tornando os metadados extensíveis
    7.5 - Camadas de processamento de metadados
    7.6 - Considerações finais

    8 - Ferramentas: indo além na reflexão
    8.1 - Manipulando beans com BeanUtils
    8.2 - Interfaces fluentes para reflexão
    8.3 - Procurando por classes
    8.4 - Inserindo e substituindo anotações com AspectJ
    8.5 - Considerações finais

    9 - Manipulação de bytecode
    9.1 - Entendendo o bytecode
    9.2 - Entendendo o ASM
    9.3 - Quando o bytecode pode ser alterado?
    9.4 - Criando um bean a partir de um mapa
    9.5 - Data da última modificação de um objeto
    9.6 - Considerações finais

    10 - Reflexão no Java 8
    10.1 - Acessando nomes de parâmetros
    10.2 - Múltiplas anotações
    10.3 - Anotações de Tipo
    10.4 - Reflexão e expressões lambda
    10.5 - Considerações finais

    11 - Truques da API de reflexão
    11.1 - Quem me chamou?
    11.2 - Recuperando tipos genéricos com reflexão
    11.3 - Acessando membros privados
    11.4 - API Method Handle
    11.5 - Considerações finais

Título: Componentes Reutilizáveis em Java com Reflexão e Anotações
Nome do Autor: Eduardo Guerra
Gênero: Informática e/ou Técnicos
Ano de Lançamento: 2014
Editora: Casa do Código
Nº de Páginas/Horas: 157
Tamanho: 6 Mb
Formato: PDF
Idioma: Português

download


Como Usar .UVA Login Registre-se