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Xamarin Forms: Desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma
O Xamarin surgiu como uma inovação para o ramo do desenvolvimento móvel, tornando mais fácil e produtiva a entrega de aplicativos móveis para diferentes plataformas. Em conjunto com o Visual Studio, o Xamarin nos permite criar aplicativos móveis usando a linguagem C# e a plataforma .NET, a fim de ter a experiência de desenvolvimento híbrido para os principais dispositivos com iOS, Android e Windows Phone.



Neste livro, Everton Coimbra traz, na prática, o desenvolvimento de aplicações multiplataforma com o Xamarin e Xamarin Forms, apresentando conceitos como componentes, ações, acesso a bases de dados via SQLite, mapas e muito mais. Explorando as potencialidades do Xamarin e de tecnologias afins, você acompanhará a construção de um aplicativo para diferentes dispositivos móveis a partir de uma mesma estrutura de código.

Prefácio
O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis se popularizou, apresentando um crescimento extraordinário nos últimos anos. Além disso, é uma área da informática que tem despertado o interesse de desenvolvedores e de "aventureiros" no assunto.
Existem sistemas operacionais para dispositivos móveis que se destacam no mercado, como o Android, mantido pelo Google e pela Open Handset Alliance, o iOS da Apple, e o Windows Phone da Microsoft. Cada uma destas plataformas possui características particulares para o desenvolvimento nativo de seus aplicativos, que exige de nós, desenvolvedores, o conhecimento da linguagem de programação utilizada, de suas bibliotecas e dos recursos disponibilizados pela plataforma.
Enfim, para construir um aplicativo para cada uma das plataformas citadas, é necessário se especializar em todas. Não seria mais fácil desenvolver um aplicativo que funcionasse em todas elas, sem precisar reescrevê-lo com todo um ferramental tecnológico diferente?
É aí que entra o conceito de desenvolvimento de aplicativos híbridos. Um aplicativo híbrido tem características das funcionalidades nativas e da web que, dependendo da tecnologia que é utilizada, pode possuir códigos de ambos para sua criação.
Entretanto, o aplicativo híbrido necessita de um framework intermediário que atue entre o aplicativo nativo e o dispositivo hospedeiro. Podemos até aplicar o slogan da Sun Microsystems, “escreva uma vez, execute em qualquer lugar”, ao se referir à linguagem Java, que neste contexto se aplicaria no desenvolvimento de um aplicativo em uma única linguagem e execução em diferentes sistemas operacionais.
O Xamarin, objeto de estudo deste livro, tem uma concepção de desenvolvimento um pouco diferente. Surge como uma inovação para o ramo do desenvolvimento móvel, tornando mais fácil e produtiva a entrega de aplicativos móveis para diferentes plataformas. Em conjunto com o Visual Studio, o Xamarin nos permite criar aplicativos móveis usando a linguagem C# e a plataforma .NET, a fim de ter a experiência de desenvolvimento híbrido para os principais dispositivos com iOS, Android e Windows Phone.
O diferencial do Xamarin é que o resultado final gerado a partir do código do desenvolvedor não é um aplicativo híbrido, mas um ou mais aplicativos nativos gerados a partir da mesma estrutura de código.
Este livro nos permite explorar as potencialidades do Xamarin e suas tecnologias afins. No decorrer dos capítulos, são abordados os principais conceitos para a construção de um aplicativo para dispositivos móveis, disponíveis para as plataformas mais usadas no mercado.
A abordagem prática do assunto é demonstrada de forma objetiva pelo autor, em uma linguagem clara e adequada para iniciantes no assunto, sendo que você poderá fazer a aplicação imediata de seus exemplos. Desafie-se para o aprendizado de abordagens e tecnologias inovadoras que estão em alta no mercado. Será uma experiência fantástica para a sua promoção intelectual.
O autor do livro tem grande experiência, de longo tempo, relacionado ao desenvolvimento de softwares. É professor, pesquisador, palestrante e, com destaque, um entusiasta no ramo de desenvolvimento.
Possui conhecimento em várias áreas relacionadas às tecnologias de desenvolvimento, como Orientação a Objetos, linguagem de programação Java e seus padrões JavaSE/JavaEE, padrões de projeto, programação para dispositivos móveis e, o principal foco de estudo dos recentes anos, linguagem de programação C# e as tecnologias baseadas na plataforma .NET. Assim, temos a segurança de que o conteúdo aqui tratado foi escrito por um profissional dedicado e com propriedade de conhecimento no assunto.
Faça bom proveito do livro. Uma boa leitura a todos!
Ricardo Sobjak — Universidade Tecnológica Federal do Paraná — Campus Medianeira
Sobre o livro
Este livro traz, na prática, o desenvolvimento de aplicações cross-platform com o Xamarin e Xamarin Forms, frameworks para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. O desenvolvimento de um aplicativo para ser publicado em dispositivos com plataformas diferentes (iOS, Android e Windows), de forma nativa, é uma tarefa muito tranquila com o Xamarin. É possível criar uma aplicação, utilizando a linguagem C#, e ela ser publicada para as três plataformas.
O livro é desenvolvido em dez capítulos, sendo o primeiro apenas teórico, mas não menos importante, pois trago nele contextualizações sobre dispositivos móveis e as ferramentas usadas no livro. Já no segundo capítulo, apresento o processo de instalação e teste da plataforma e dos IDEs.
No terceiro capítulo, como "aperitivo", uma página onde um conjunto de dados estáticos são exibidos, e um controle chamado ListView é implementado. Depois, no capítulo quatro, evoluímos na maneira como o ListView pode ser utilizado. Este componente é, sem dúvida, o mais usado em aplicações móveis e nós vamos conhecer seus recursos e possibilidade praticamente em todos os capítulos do livro — a exceção será só nos capítulos introdutórios e no de gráficos. Em relação à inserção de dados, começaremos com uma página simples de interação com o usuário.
O capítulo cinco é intenso e muito bom. Iniciaremos as atividades com uso de componentes de terceiros, o que traz sempre grande contribuição e produtividade para nossas aplicações. Poderemos, com o auxílio destes componentes, acessar a câmera e álbum de fotos dos dispositivos. Penso que você gostará deste primeiro contato com a execução da aplicação em seus aparelhos e não apenas em emuladores.
No sexto capítulo, o que penso ser um dos mais importantes, nós trabalharemos com acesso a bases de dados, por meio do SQLite. Implementaremos a persistência em tabelas isoladas e com relacionamentos; tudo isso pensando em objetos e fazendo uso do LINQ na recuperação dos dados.
Em relação ao ListView , evoluiremos muito com agrupamentos e com os Action Context , que são as opções de ação para cada item dele. Neste sexto capítulo, ainda veremos a criação de componentes customizados, que podem ser reutilizados e criaremos uma página de pesquisa para servir de opção quando um combobox ou dropdownlist se fizer necessário.
O sincronismo, que é um ponto muito relevante em aplicações móveis, é comentado e introduzido no capítulo sete. Implementaremos uma aplicação servidora, fazendo uso de RESTFul com o ASP.NET WEB API; publicaremos esta aplicação no Windows Azure; e consumiremos os serviços na aplicação do dispositivo móvel, onde os dados serão sincronizados entre dispositivo e nuvem.
Mapas, que são também muito importantes em um dispositivo móvel, terão sua introdução no oitavo capítulo. Nele faremos uso de MVVM como arquitetura para atualização e ligação da camada de visão com a de negócio.
Muita emoção ficou reservada para os dois capítulos finais. No capítulo nove, teremos o núcleo da aplicação implementado, o pedido de um cliente. Trabalharemos uma página (tela/janela) com relacionamento mestre-detalhe, enviaremos SMS e acessaremos os mapas de cada plataforma para traçar uma rota de entrega para cada pedido.
Em relação à geolocalização, trabalharemos com a posição de um dispositivo em um mapa, o que possibilitará a você criar um serviço de rastreamento ou acompanhamento da entrega de um pedido, por parte do cliente. O último capítulo, finalizando o livro, trará um componente (de um conjunto de componentes) comercial, que possibilita a geração de gráficos.
Certamente, este livro pode ser usado como ferramenta em disciplinas que trabalham o desenvolvimento de dispositivos móveis, quer seja por acadêmicos ou professores. Isso porque ele é o resultado da experiência que tenho em ministrar aulas dessa disciplina, então trago para cá anseios e dúvidas dos alunos que estudam comigo.
É importante que o leitor tenha conhecimento de Orientação a Objetos e da linguagem C#, mas não é um fator impeditivo.
Sumário

1 Dispositivos móveis, desenvolvimento cross-platform e o Xamarin
1.1 Os dispositivos móveis na atualidade
1.2 O desenvolvimento móvel cross-platform
1.3 O Xamarin
1.4 Conclusão
2 Xamarin — Instalação e testes
2.1 Instalação em um MacBook Pro e teste de uma execução básica
2.2 Instalação das ferramentas em um PC com Windows 10 e teste de uma execução básica
2.3 Conclusão
3 O início da aplicação
3.1 Criação da aplicação no Xamarin Studio
3.2 Criação da página do menu de opções
3.3 Conclusão
4 Implementação de um formulário com XAML
4.1 Criação da aplicação no Visual Studio
4.2 A listagem dos entregadores
4.3 A inserção de novos entregadores
4.4 Universal Windows Platform
4.5 Conclusão
5 Acesso à câmera e à galeria de fotos
5.1 Publicação da aplicação para um dispositivo iOS
5.2 Publicação da aplicação para um dispositivo Android
5.3 Publicação da aplicação para um dispositivo Windows Phone
5.4 Inserção de imagens às listagens
5.5 Interação com a câmera e o álbum
5.6 Alteração de dados existentes na coleção
5.7 Alterando o ícone, o nome da aplicação e a cor da página de abertura
5.8 Conclusão
6 O uso de banco de dados com o SQLite
6.1 Instalação do SQLite na aplicação
6.2 Adaptação da classe de modelo para a persistência
6.3 Implementação da persistência para a classe TipoItemCardapio
6.4 Adaptação da interface com o usuário e seus comportamentos
6.5 Recuperação de imagens da base de dados e exibindo-as no ListView
6.6 Associações/relacionamentos com o SQLite
6.7 A página de listagem para a classe associada
6.8 Controles personalizados
6.9 Inserção com um controle customizado
6.10 Uma página de pesquisa
6.11 Finalizando a inserção do item de cardápio
6.12 Exibição dos itens (associação) no ListView
6.13 A alteração de um item de cardápio já persistido
6.14 Manipulação da base de dados do SQLite
6.15 Conclusão
7 Sincronismo com serviços REST Web API
7.1 A aplicação que será a servidora na web e seu modelo de negócio
7.2 O acesso a dados para a aplicação servidora
7.3 Os serviços web RESTFul
7.4 Aplicação, o banco de dados e Windows Azure
7.5 Preparação da aplicação mobile para consumir os serviços RESTful
7.6 A interface com o usuário para a configuração do dispositivo
7.7 A inserção de garçons na aplicação
7.8 A sincronização do dispositivo com a aplicação servidora
7.9 Conclusão
8 Aplicação do MVVM e o uso de mapas
8.1 A classe de negócio e o DAL
8.2 O MVVM — Model-View-View Model
8.3 Listagem e inserção de clientes
8.4 Localização do cliente em um mapa
8.5 Alteração e remoção de um cliente já inserido
8.6 Conclusão
9 Pedido de venda, rotas em mapas e SMS
9.1 Classes de modelo para registro de pedidos
9.2 DAL para pedidos
9.3 A listagem dos pedidos
9.4 Inserção de novos pedidos
9.5 Transição de fases do pedido, com envio de SMS
9.6 Verificação da rota para a entrega do pedido
9.7 Registro da posição do entregador
9.8 Conclusão
10 Gráficos
10.1 Instalação do Syncfusion
10.2 Inserção das referências para o uso de gráficos do Syncfusion
10.3 Um gráfico de barras
10.4 Conclusão
11 Os estudos não param por aqui

Título: Xamarin Forms: Desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma
Nome do Autor: Everton Coimbra de Araújo
Gênero: Informática
Ano de Lançamento: 2017
Editora: Casa do Código
Nº de Páginas/Horas: 309
Tamanho: 8,7 Mb´s
Formato: PDF
Senha: uva
Idioma: Português

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