Uma jornada é uma busca por um ideal, por um grande desafio. Para uns, a motivação é a recompensa financeira. Para outros, o desejo de fazer algo maior que si mesmos. Seja qual for o seu objetivo, para chegar lá você precisará de força de vontade sobre-humana.
O empreendedor deve ser um verdadeiro herói.
Neste livro você seguirá 47 passos fundamentais para alcançar seus objetivos com sucesso.
A cada passo, você e seu time estarão mais preparados para trilhar seus próprios caminhos, sabendo como adaptar-se a cada demanda com um processo mais aprimorado. Nós estaremos ao seu lado, com bússola e mapa na mão.
O SEU SUCESSO!
Existem inúmeras maneiras de definir o que é sucesso, infinitas maneiras de medi-lo, e uma miríade de significados para ele. Mas invariavelmente, tais definições, medições e significados estão mais relacionados com os outros — o que pensam de nós — do que com nós mesmos.
E quanto mais relacionado aos outros, mais difícil fica alcançar o sucesso. Isso porque temos pouco ou nenhum controle das situações. Não há nada que possamos fazer quando uma empresa capta mais dinheiro do que a nossa, quando um garoto de vinte e poucos anos vende sua empresa por US$1 bilhão, quando um IPO é precificado a 30x receita, quando você nasceu no Brasil e não no Vale do Silício, ou quando o presidente errado foi reeleito etc. — a lista é longa.
Mas quando somos a própria régua com o qual mediremos nosso sucesso, passamos a ter total controle dos inputs e, consequentemente, total responsabilidade pelos outputs. John Wooden, um dos maiores técnicos esportivos de todos os tempos, definia sucesso como: “a paz de espírito resultante da satisfação em saber que você se esforçou para se tornar o melhor de que é capaz”. Ou seja, que você tenha dado o seu máximo, o seu melhor, que você tenha sido profissional.
Todas profissões tem uma definição do que é profissionalismo, um código de conduta. Em muitos casos, como na medicina, ela é explícita; em outros, completamente implícita. Mas todas têm ao menos 4 elementos básicos que definem o que se espera de um profissional:
1. Abnegação: aceitar a responsabilidade que temos pelos outros, e colocar as necessidades e preocupação daqueles que buscam nosso profissionalismo acima das nossas próprias;
2. Habilidade: buscar continuamente a excelência nas nossas habilidades e do nosso conhecimento;
3. Confiança: assumir a responsabilidade pela estabilidade dos resultados esperados ao longo do tempo;
4. Disciplina: ter autocontrole para seguir o padrão de comportamento esperado. Se você espera isso do seu médico, do seu advogado e do seu ídolo do futebol, por que não esperar de você mesmo e aceitar que são essas características que serão esperadas de você?
Além da abnegação, da confiança e da disciplina que você precisa domar, como CEO (Chief Entrepreneur Officer) você tem 4 principais habilidades a serem desenvolvidas e aprimoradas:
1. Articular a visão e comunicá-la a todos envolvidos: clientes, associados, parceiros e investidores (o atributo Steve Jobs);
2. Recrutar e desenvolver os melhores talentos, tanto associados quanto advisors (o atributo Larry Page);
3. Construir e gerenciar a máquina que vai executar a visão (o atributo Andy Grove);
4. Garantir que sua empresa tenha dinheiro e recursos necessários (o atributo Warren Buffett).
Que tal eleger como principal meta para o futuro próximo superar você mesmo e ser o melhor de que é capaz? Que tal pensar nos “4 elementos básicos” e nas “4 principais habilidades” como a sua régua do seu sucesso?
Esperamos caminhar lado a lado com você ao longo desta jornada que se inicia, compartilhando melhores práticas dos elementos e habilidades, e assim contribuindo para você acelerar e otimizar sua trajetória.
Boa batalha contra você mesmo! Sucesso!
Sumário
1 O 1º passo para o seu sucesso!
2 O 2º passo — O atributo Andy Grove
2.1 Colocando em prática o conceito de Máquina
3 O 3º passo — O sapateiro e a fábrica de sapatos
3.1 Colocando em prática a sua fábrica de sapato
4 O 4° passo — A Máquina de Vendas
4.1 8 Ways to Build a $100M Business
4.2 Montando a sua Máquina de Vendas
4.3 Erros mais comuns na construção da Máquina de Vendas
5 O 5° passo — A Máquina de Produto
5.1 Colocando a Máquina de Produto para funcionar
6 O 6° passo — A Máquina do Amor
6.1 Colocando a Máquina do Amor em prática
7 O 7° passo — A Máquina de Talentos
7.1 Colocando a Máquina de Talentos em prática
8 O 8° passo — A Máquina do Comportamento
8.1 Colocando a Máquina de Comportamento em ação
9 O 9° passo — A anatomia de um comportamento
9.1 Entendendo os elementos da rotina/hábito
9.2 Mudando as rotinas e implementando as máquinas
10 O 10° passo — Construindo uma máquina
10.1 Especificações e requerimentos
10.2 Os conflitos da escolha
10.3 Gestor de projeto
11 O 11° passo — Pepino management
12 O 12° passo — O atributo Larry Page
13 O 13° passo — Atitude
14 O 14° passo — O esquema tático
14.1 Existem três decisões básicas para estruturar sua arquitetura organizacional
14.2 Criando o seu esquema tático
15 O 15° passo — O ambiente de trabalho
16 O 16° passo — Objetivos e resultados chaves (OKRs)
16.1 Colocando em prática
17 O 17° passo — 5 passos para ter os talentos de que você precisa
17.1 Montando a Máquina Caça-talentos
18 O 18° passo — Como desenvolver talentos
18.1 Como se tornar um Mestre Ninja para sua equipe
19 O 19° passo — A avaliação de performance
20 O 20° passo — O plano de remuneração
20.1 Colocando em prática um plano de remuneração
21 O 21° passo — Reconhecimento
21.1 Como reconhecer sua equipe?
22 O 22° passo — O chamado divino
22.1 Ideias para achar o chamado divino
23 O 23° passo — A hora do adeus
23.1 Como se preparar para o “adeus”
24 O 24° passo — Cultura
24.1 Como articular a cultura da sua empresa?
25 O 25° passo — O atributo Warren Buffet
26 O 26° passo — Vantagem competitiva para startups
27 O 27° passo — O modelo de negócio
27.1 Colocando o modelo de negócio na prática
28 O 28° passo — Cash is king
28.1 Colocando o Cash-flow Hacking em prática
29 O 29° passo — Las tres tensiones
30 O 30° passo — A raposa e o ouriço
31 O 31° passo — O sistema nervoso
31.1 Como criar um sistema de informação
32 O 32° passo — Enquanto isso, na sala de controle
32.1 Os papéis e ferramentas de um Startup CFO
33 O 33° passo — Fundraising
34 O 34° passo — A cigana leu o meu destino
34.1 Como planejar o seu futuro
35 O 35° passo — Você tem medo de quê?
36 O 36° passo — Até que a morte os separe
37 O 37° passo — Vale o quanto pesa
37.1 Então, para criar e capturar valor, temos de ser o melhor em...
38 O 38° passo — O atributo Steve Jobs
39 O 39° passo — Os mandamentos
40 O 40° passo — O segredo
41 O 41° passo — O mapa e as camadas
42 O 42° passo — Ptolomeu e a ciência do Não
43 O 43° passo — Os gatekeepers
44 O 44° passo — O poker de Fibonacci
45 O 45° passo — O oráculo de Delfos
46 O 46° passo — Ciência e arte
47 O 47º passo — Design estratégico
48 Epílogo — Eu, caçador de mim
Título: A jornada do empreendedor: O herói da nossa Era
Nome do Autor: Edson Marqueto Rigonatti
Gênero: Informática
Ano de Lançamento: 2016
Editora: Casa do Código
Nº de Páginas/Horas: 230
Tamanho: 8 Mb´s
Formato: PDF
Idioma: Português