Muitos dos recursos providos pelos frameworks e componentes mais utilizados na indústria extrapolam os simples conceitos da Orientação a Objetos e fazem uso de reflexão e anotações. A utilização dessas poderosas ferramentas pode fazer uma grande diferença, com potencial de aumentar a produtividade do time e melhorar a estrutura do código.
*Neste livro, o uso de reflexão e anotações é abordado por completo, indo desde o funcionamento da API até boas práticas em sua utilização. Além disso, o livro também fala sobre ferramentas de código aberto, manipulação de bytecode e as novidades sobre reflexão do Java 8. Suba de nível em suas habilidades de programação aprendendo essa técnica que vai lhe permitir escrever códigos extremamente flexíveis.
Sumário
1 - Conhecendo a Reflexão
1.1 - Ainda falta alguma coisa na orientação a objetos?
1.2 - Reflexão, muito prazer!
1.3 - O primeiro contato com a API Reflection
1.4 - Usar reflexão tem um preço?
1.5 - Considerações finais
2 - Java Reflection API
2.1 - Obtendo informações sobre as classes
2.2 - Trabalhando com classes
2.3 - Manipulando objetos
2.4 - Procurando métodos e atributos para validação
2.5 - Coisas que podem dar errado
2.6 - Considerações finais
3 - Metadados e Anotações
3.1 - Definição de metadados
3.2 - Criando anotações
3.3 - Lendo anotações em tempo de execução
3.4 - Limitações das anotações
3.5 - Mapeando parâmetros de linha de comando para uma classe
3.6 - Considerações finais
4 - Proxy Dinâmico
4.1 - O que é um proxy?
4.2 - Proxy dinâmico com a API Reflection
4.3 - Gerando a implementação de uma interface
4.4 - Proxy de classes com CGLib
4.5 - Consumindo anotações em proxies
4.6 - Outras formas de interceptar métodos
4.7 - Considerações finais
5 - Testando classes que usam Reflexão
5.1 - Variando estrutura da classe para teste
5.2 - Teste de proxies dinâmicos
5.3 - Testando a configuração de metadados
5.4 - Gerando classes com ClassMock
5.5 - Considerações finais
6 - Práticas no uso de anotações
6.1 - Mais de uma anotação do mesmo tipo
6.2 - Reduzindo a quantidade de configurações
6.3 - Expressões em anotações
6.4 - Associando comportamento a anotação
6.5 - Mapeamento de anotações
6.6 - Considerações finais
7 - Consumindo e processando metadados
7.1 - Componente base para o exemplo
7.2 - Separando a leitura do processamento de metadados
7.3 - Estendendo a leitura de metadados
7.4 - Tornando os metadados extensíveis
7.5 - Camadas de processamento de metadados
7.6 - Considerações finais
8 - Ferramentas: indo além na reflexão
8.1 - Manipulando beans com BeanUtils
8.2 - Interfaces fluentes para reflexão
8.3 - Procurando por classes
8.4 - Inserindo e substituindo anotações com AspectJ
8.5 - Considerações finais
9 - Manipulação de bytecode
9.1 - Entendendo o bytecode
9.2 - Entendendo o ASM
9.3 - Quando o bytecode pode ser alterado?
9.4 - Criando um bean a partir de um mapa
9.5 - Data da última modificação de um objeto
9.6 - Considerações finais
10 - Reflexão no Java 8
10.1 - Acessando nomes de parâmetros
10.2 - Múltiplas anotações
10.3 - Anotações de Tipo
10.4 - Reflexão e expressões lambda
10.5 - Considerações finais
11 - Truques da API de reflexão
11.1 - Quem me chamou?
11.2 - Recuperando tipos genéricos com reflexão
11.3 - Acessando membros privados
11.4 - API Method Handle
11.5 - Considerações finais
Título: Componentes Reutilizáveis em Java com Reflexão e Anotações
Nome do Autor: Eduardo Guerra
Gênero: Informática e/ou Técnicos
Ano de Lançamento: 2014
Editora: Casa do Código
Nº de Páginas/Horas: 157
Tamanho: 6 Mb
Formato: PDF
Idioma: Português
Como Usar .UVA Login Registre-se 0 comentários
*Neste livro, o uso de reflexão e anotações é abordado por completo, indo desde o funcionamento da API até boas práticas em sua utilização. Além disso, o livro também fala sobre ferramentas de código aberto, manipulação de bytecode e as novidades sobre reflexão do Java 8. Suba de nível em suas habilidades de programação aprendendo essa técnica que vai lhe permitir escrever códigos extremamente flexíveis.
Sumário
1 - Conhecendo a Reflexão
1.1 - Ainda falta alguma coisa na orientação a objetos?
1.2 - Reflexão, muito prazer!
1.3 - O primeiro contato com a API Reflection
1.4 - Usar reflexão tem um preço?
1.5 - Considerações finais
2 - Java Reflection API
2.1 - Obtendo informações sobre as classes
2.2 - Trabalhando com classes
2.3 - Manipulando objetos
2.4 - Procurando métodos e atributos para validação
2.5 - Coisas que podem dar errado
2.6 - Considerações finais
3 - Metadados e Anotações
3.1 - Definição de metadados
3.2 - Criando anotações
3.3 - Lendo anotações em tempo de execução
3.4 - Limitações das anotações
3.5 - Mapeando parâmetros de linha de comando para uma classe
3.6 - Considerações finais
4 - Proxy Dinâmico
4.1 - O que é um proxy?
4.2 - Proxy dinâmico com a API Reflection
4.3 - Gerando a implementação de uma interface
4.4 - Proxy de classes com CGLib
4.5 - Consumindo anotações em proxies
4.6 - Outras formas de interceptar métodos
4.7 - Considerações finais
5 - Testando classes que usam Reflexão
5.1 - Variando estrutura da classe para teste
5.2 - Teste de proxies dinâmicos
5.3 - Testando a configuração de metadados
5.4 - Gerando classes com ClassMock
5.5 - Considerações finais
6 - Práticas no uso de anotações
6.1 - Mais de uma anotação do mesmo tipo
6.2 - Reduzindo a quantidade de configurações
6.3 - Expressões em anotações
6.4 - Associando comportamento a anotação
6.5 - Mapeamento de anotações
6.6 - Considerações finais
7 - Consumindo e processando metadados
7.1 - Componente base para o exemplo
7.2 - Separando a leitura do processamento de metadados
7.3 - Estendendo a leitura de metadados
7.4 - Tornando os metadados extensíveis
7.5 - Camadas de processamento de metadados
7.6 - Considerações finais
8 - Ferramentas: indo além na reflexão
8.1 - Manipulando beans com BeanUtils
8.2 - Interfaces fluentes para reflexão
8.3 - Procurando por classes
8.4 - Inserindo e substituindo anotações com AspectJ
8.5 - Considerações finais
9 - Manipulação de bytecode
9.1 - Entendendo o bytecode
9.2 - Entendendo o ASM
9.3 - Quando o bytecode pode ser alterado?
9.4 - Criando um bean a partir de um mapa
9.5 - Data da última modificação de um objeto
9.6 - Considerações finais
10 - Reflexão no Java 8
10.1 - Acessando nomes de parâmetros
10.2 - Múltiplas anotações
10.3 - Anotações de Tipo
10.4 - Reflexão e expressões lambda
10.5 - Considerações finais
11 - Truques da API de reflexão
11.1 - Quem me chamou?
11.2 - Recuperando tipos genéricos com reflexão
11.3 - Acessando membros privados
11.4 - API Method Handle
11.5 - Considerações finais
Título: Componentes Reutilizáveis em Java com Reflexão e Anotações
Nome do Autor: Eduardo Guerra
Gênero: Informática e/ou Técnicos
Ano de Lançamento: 2014
Editora: Casa do Código
Nº de Páginas/Horas: 157
Tamanho: 6 Mb
Formato: PDF
Idioma: Português
Como Usar .UVA Login Registre-se 0 comentários